2014-05-08

A MÃE GRÉCIA


Mãe...

Eu sou mãe de 3 filhos e como sou feliz!!!



A nossa família é assim - entre confusões de malas e mochilas, malcriações de todos nós, cara emburrada às vezes, lágrimas nos olhos outras tantas, mas muitos sorrisos no rosto de cada um quando pensamos em nós juntos!

A maternidade é uma bênção, é uma das formas de sentirmos Deus. 

Meus partos foram os acontecimentos mais sublimes de minha vida e, na lista de todos os momentos felizes que vivi, esses estão no topo!!!

Mãe não é só a mulher que gera e dá à luz um filho, é também aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção. A primeira é a mãe-de-barriga e esta, mãe-de-coração. Independente da geografia da 'barriga', todas geram AMOR.
Vivendo distante do Brasil, o país onde nasci e cresci, que está em meu coração, lembrei agora há pouco que o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio, mas não é assim no mundo todo.
Dos países que estão em meu coração, tenho Portugal como minha "pátria-familiar", minha origem, meus laços com meus pais e meu passado e história de lar, de infância de mais da metade de minha vida. Lá a comemoração acontece no primeiro dia de maio.
O outro país que está em meu coração é a Grécia que é para mim a "pátria-de-coração", onde estão a família de meus filhos, a terra amada de Sócrates [Sokrátis], e que sempre amei desde os anos escolares e depois, quando a conheci. É fato: amo essa terra e esse povo imensamente. Aqui, o dia das mães é uma data fixa - 7 de abril - e aconteceu este ano em uma 2ª feira.
E é aqui - quando falamos de cultura e filosofia da humanidade, sempre temos que nos remeter à grécia antiga, berço da civilização... - é aqui onde surgiu essa comemoração. Aqui começa o valor da maternidade para a sociedade...
Os primeiros indícios de comemoração da data são encontradasna Grécia Antiga: os gregos prestavam homenagens à deusa Rhea, mãe comum de todos os seres. Nesse dia, os gregos faziam ofertas, dando presentes às mães, além de prestarem homenagem à deusa.
Os romanos também faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março) a festa em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
A comemoração tomou um caráter cristão ainda nos primórdios do cristianismo. A celebração era realizada em homenagem à Maria, mãe de Jesus.
Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

No princípio do século XX, a história conta que uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e, consequentemente o Dia das Mães, se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio.
Após essa iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram o Dia das Mães no calendário. E o comércio floreceu... 
Os presentes vem variando. Segundo pesquisa recente, algumas mães recebem roupas e acessórios (30%), flores (16%), smartphones (14%), eletrodomésticos (13%), eletrônicos (5%), joias (3%) e chocolates e doces (2%). 

Mas e o beijo???


Beijo não tem preço, não está à venda e não conta nas estatísticas. 
Viva o Beijo!!!
Beijo de mãe é tudo de bom!!!
Beijo de mãe cura, salva, liberta!
Retorno então, à história da humanidade e, solidária à dor da jovem Anna, pois também é órfã de mãe, vejo que atualmente o dia das mães perdeu o sentido de homenagem às que já partiram e fica só para as que estão ainda vivendo conosco... ah!, eu daria tudo para poder dar um monte de beijinhos na minha mãezinha querida, minha baixinha, lágrima com doce de saudade, e que já dura 26 anos...

Saudades do beijo de mamãe... dos abraços... das palavras de ajuda e de afeto... do coração aberto... da defensora gerreira em qualquer adversidade... torcedora fiel do sucesso e  felicidade dos filhos ...
Mãe é pra sempre! E cada um dos dias da minha vida ela foi minha mãe, não apenas uma vez por ano durante 27 anos... mas todos os dias, minutos e segundos.... e ainda o é!

Quero também, como legado, desejo sinceramente ser sempre mãe para as minhas crias (os 3), e para a minha cria de casamento, Irene, que independente da diferença de idade, sinto-me mãe-de-coração...

Mãe é pra sempre! E nada nem ninguém poderá mudar isso. 

Parabéns mãe!
Parabéns mães!
Parabéns futuras mamães!
Parabéns planeta-mãe...


Até breve!

Fonte - http://www.amambainoticias.com.br/ 

7 comentários:

  1. Parabéns, amiga! E um feliz dia das mães para você.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!!! Te amo muuuuitão, viu?

    ResponderEliminar
  3. Perfeitamente lindo e emocionante!
    Obrigada Vera, querida amiga, pela leveza e profundidade de seus textos...
    FELIZ DIA DAS MÃES!

    ResponderEliminar
  4. Lindo Verinha!!!!!!
    Feliz dia das mães!!!!!
    Saudades!!!!! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Lindo e emocionante, com o seu coração.
    Sinto muita a sua falta, dos nossos papos e conselhos. Mas ai, surge este lindo texto e vem toda força de nossa amizade a tona.
    FELIZ.DIA DAS MÃES PARA VOCÊ IRMÃE.
    Beijos Sarah, Renata e Robson

    ResponderEliminar
  6. Lindo como sempre!! Espero um dia ter esse privilégio também.
    Saudades de ti.
    Beijão querida!!!

    ResponderEliminar
  7. Estou vendo com atraso, rsrs...

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua opinião!