2013-06-26

E O POVO FOI ÀS RUAS!



É verdade: o povo foi às ruas... Aos amigos que participam do movimento e/ou manifestações pacíficas e conscientes: no dia 20/6 vocês escreveram o início de uma página da história mundial! 

Já pensaram nisso?...

Excetuando o que pude presenciar em 1968, quando era ainda criança, nunca assisti efetivamente o povo brasileiro assumindo as rédeas de seu destino.

2013-06-19

NOTÍCIAS QUE ABALAM NOSSO MUNDO

Olá, companheiros de alma estrangeira, alma feliz e doída pelos últimos acontecimentos.

Hoje li os seguintes comentários de manifestações em Portugal:

Giulia Pizzignacco, 22 anos, Lisboa (Portugal) - 18/06
"O ato em Lisboa foi pacífico e bastante organizado. Reuniu em torno de 400 pessoas, sendo a grande maioria brasileiros mas contando com a presença de portugueses também. Todas com cartazes que como podes ver nas fotos, abordam diversas questões problemáticas do Brasil. Tendo como principal alvo de críticas a Copa do Mundo e o Governo da presidente Dilma. Muitos dos hinos cantados, além do hino nacional, que foi cantado mais de uma vez e com muita emoção, foram: "Brasil, Grécia, Turquia e Portugal, a revolução é internacional" , "Dilma, pode parar, professor vale mais do que o Neymar", "O povo foi pra rua, Dilma a culpa é sua", "Vem, vem pra rua, vem!". A música também cantada a pleno pulmões, relembrando a música tema da ditadura de 64 foi "Roda Viva". O ambiente estava de muita emoção e não houve qualquer ato de violência. Também acompanhou todo o protesto um grupo de maracatu. E a polícia não interviu em nenhum momento, pois a manifestação é legalizada."

Filipe Arruda, 22 anos, Porto (Portugal) - 18/06

"Todos se reuniram - éramos uns 400 - na praça da avenida Aliados, às 17h. Foi um ato bastante pacífico. De acordo com as informações divulgadas pela responsável do evento, já havia consentimento por parte da Câmara Municipal e da Polícia. Em sua maioria, eram brasileiros. Mas também houve apoio por parte de alguns portugueses e estudantes de outras nacionalidades. Acredito que esse é um momento ímpar na história recente do nosso país, mas infelizmente estou a ver isso de longe, hehe. Mas esse ato, compartilhado por muitos aqui em Porto, reflete o desejo e o apoio pelas manifestações pacíficas por um Brasil mais justo. Como já é bastante divulgado, não é somente sobre a passagem. Foi só o estopim. Como vi em um cartaz: "Nós saímos do Brasil, mas o Brasil não saiu da gente"."

Conheço essas duas cidades, e meu coração se emocionou ao sentir a vibração do ambiente...

Eu havia preparado um material para publicar hoje, mas ele tornou-se secundário frente ao movimento que o Brasil - pela primeira vez - está realizando. Que me desculpem aos que não concordam, mas os movimentos anteriores ('Diretas Já' e a Deposição do Pres. Collor) foram manipuladas pela mídia, tão somente - o povo não se manifestaria se não fosse permitido e estimulado...

Estou a km's de distância, mas é possível perceber que o Brasil passa por um momento importantíssimo, e que a atitude pessoal de cada cidadão marcará e dará o 'tom' do seu futuro: o de manter o controle dos protestos, sem violência e com civilidade; ou deixar que a minoria de baderneiros justifiquem uma ação repressiva por parte das autoridades.

Se for o primeiro caso, estamos assistindo o início do caminho para a mudar: o povo será o artífice de seu futuro, reduzindo a corrupção e trazendo para si a responsabilidade em  exigir e cobrar de seus representantes eleitos a saúde gratuita e humanizada, a educação de qualidade, o trabalho digno e a segurança de ir e vir, sem temer o 'bandido na esquina'. 

O segundo, bem, este será mais anos de acomodação e de individualismo...

É utopia acreditar que iremos acabar com a corrupção, com a miséria, com as diferenças sociais. O que podemos e devemos acreditar é que todo o cidadão tem o direito de viver com dignidade! 

Todos devem perguntar-se se desejam mudar agora o país, ou se preferem deixar para seus netos o direito a uma nova tentativa! Creio que nesse caso não serão os filhos, pois estes estão assistindo a tudo que se passa, e o seu resultado alimentará seu idealismo e amor à Pátria, ou minará sua crença no futuro, em si e em Deus.

Alma feliz, alimentada pelo sonho de ver o Brasil assumir a sua herança DE PAÍS MAIS RICO DO MUNDO e de ser o de maior manifestações de tolerância religiosa. 

Não vamos perder nossa fé.
Não vamos perder nossa esperança. 
Não devemos permitir que o mal suje de vermelho o bem e o bom de cada cidadão.
Vamos ser exemplos para as gerações futuras: exemplos de tolerância, exemplo de perseverança, exemplo de coragem e exemplo de honestidade!

Que a terra do Evangelho não tenha mais sua história manchada de canhões mas de flores!

Sabemos que o mal jamais dominará o bem - que sejam pelas vossas mãos e mentes a manifestação e a supremacia do BEM. Ou outros farão isso no futuro e nós nos perderemos novamente...

Sucesso a todos, e que a Caridade (o nosso "BIP"- LE, q. 886) seja a nossa bandeira de luta pela PAZ!

2013-06-14

Explicações Necessárias ao Leitor Paciente...

Caro amigo-leitor

Estou ainda aprendendo a usar a ferramenta blog, e por isso desconhecia que quando se atualizava uma mensagem já publicada, ela automaticamente era retransmitida à todos que subscreveram o e-mail. 

Dessa forma, indevidamente sua caixa de entrada já deve estar 'impaciente' de tantas mensagens repetidas.

Como não não sei exatamente quem o subscreveu - vergonhosamente ainda não consegui acessar essa informação no aplicativo - não pude enviar-lhe diretamente um pedido de desculpas... SORRY ... 

Espero que ainda tenha 'espaço' para que essa mensagem chegue até você, sem que o seu correio 'surte'!

Vivendo e aprendendo... Serei a partir de agora extremamente cuidadosa e só publicar os texto depois de revisá-los adequadamente. Prometo!

Obrigada pela sua paciência com a minha limitação cibernética!

Abraços,
Vera

2013-06-13

A ESSÊNCIA DO CORAÇÃO DE FRANCISCO





O querido Francisco da cidade de Assis, antes como João, o Evangelista, seguidor e dileto discípulo do Mestre Jesus, sintetiza a beleza de sua alma na orientação que nos traz:


" Tem como dogma, a fé,  como espada, o amor e como clima, a caridade;    como alegria, a servidão,  como casa, o império terreno  e como escola, a natureza;    como alimento, também a palavra de Deus, como luz, também o entendimento  e a tua guerra será estabelecer a paz!".

Do Livro São Francisco de Assis

E que a PAZ se estabeleça no meu e no teu coração, amenizando as mágoas do passado, as incompreensões sofridas, a solidão imposta, as dificuldades da vida. 

Que assim seja!



2013-06-12

A MÚSICA GREGA - VENHA CONHECÊ-LA!



O ano escolar aqui está se encerrando, e tive oportunidade de presenciar a festa de encerramento de uma escola e assisti um espetáculo de amor à história e à cultura grega. O tema da festa era a obra do maestro, poeta e compositor grego Manos Hatzidakis.

As crianças dançaram, representaram e cantaram os poemas e as músicas escritas e interpretadas por ele e por grandes compositores, incluindo a canção do filme "Never on Sunday" e é interpretado pela famosa Melina Mercouri: Τα Παιδιά Του Πειραιά (Ta pedia tou Pirea - "As crianças de Pireus").

Não há como negar: a música e a dança estão no sangue do povo grego!

2013-06-06

Fotografias do texto TRANSLADO PARA ALÉM-MAR

Uma amiga querida disponibilizou algumas fotos no face, que agora compartilho.
Não estão todos que ajudaram, alguns já haviam saído - são antes do check-in - são o 3º turno de amigos-heróis, sem contar o grupo de amigas das meninas que vieram de vários cantos do Rio e de Niterói trazer seu abraço... que saudades de todos!!!!

Não se assustem!

TRANSLADO PARA ALÉM-MAR


Relendo as minhas anotações desde que cheguei, sinto um gostinho de saudade e muitos sorrisos quando leio as peripécias que vivemos e o espanto de como muitos dos detalhes já vão desaparecendo da memória... e outras que acabaram não sendo descritas, por falta de tempo, talvez, ou por medo de cansar os amigos com tanta conversa. Agora recupero o conteúdo daquele momento, em que iniciamos nosso retorno ao Velho Mundo...

Começamos do 'começo':... finalmente chegou o dia da viagem e da maratona.